domingo, 8 de março de 2009

A ARTE DO ENCONTRO - um percurso no Espaço Corpo


O CONTATO AUTÊNTICO é um sistema de improvisação que surgiu do encontro de Soraya Jorge e Guto Macedo e seus respectivos trabalhos, Movimento Autêntico e Contato Improvisação. Nessa oficina eles vão propor práticas que vão refazer o percurso das vivências que os levou à elaboração do Contato Autêntico.
O foco do trabalho será o desenvolvimento pessoal da escuta interior e a expansão da habilidade de fluência de movimentos dos participantes na interação em improvisos de duplas, trios e pequenos grupos.
No final do percurso poderá ser apresentada ao público uma Jam-Roda Viva, uma prática enfatizando o movimento dentro de um círculo, uma estrutura especifica, uma espécie de jogo para a investigação da improvisação e o aprofundamento da relação de ver e ser visto.
Esta oficina proporcionará uma continuidade no trabalho, uma oportunidade de aprofundamento!! Um circulo que recebe bailarinos, coreógrafos, professores, estudantes de dança e artes cênicas, profissionais da área de saúde, psicologia e educação e todos aqueles interessados e disponiveis que aceitem o desafio de pesquisar o movimento e as inter-relações de um corpo coletivo. Uma Roda Viva!!!
Todas as terças e quintas de março e abril de 2009, de 12h30 às 14h30, no Espaço Corpo do Sesc Copacabana - Rio de Janeiro
Convido a todos os participantes a utilizarem esse espaço para trocas de comentários, palavras, sensaçoes, um espaço de prolongamento da construção do nosso Diário das vivências corporais
Seja Bem Vindo

10 comentários:

Bruno Marcos disse...

Experiência vem sendo a palavra dita em muitos níveis pelo meu corpo.Essa q vem de maneira individual ou coletiva mas sempre de olho(aberto ou não) no espaço.
Uma delícia, que alcança o êxito tão e somente porque existe o grupo!
Obrigado a todos!

Bruno Marcos

JAM-RODA VIVA ! disse...

...e seguir com a experiência que faz o corpo falar experiência, escrevendo a palavra experiência, se entregando a experiência, se tornando a experiência... traz a beleza e como disse o poeta "...a dor e a delícia de ser o que é..."!... MOVER E SER MOVIDO!!!
Vamos com o CG p/ frente e com todos os outros inimagináveis centros dentro fora perto longe pulsar juntos!!!
Obrigado Bruno por iniciar essa conversa escrita e a todos pelo comprometimento das presenças em carne e osso no SESC. Vamos dar prosseguimento a nossa busca do Contato Autêntico! Gu!

Luiz Claudio Martins disse...

Tem sido muito interessante participar desses exercícios. Fiquei tomado pela proposta. Duas palavras são importantes para ressaltar nesses momentos. Troca e observação. São questões primordiais a serem colocadas e experimentadas nos exercícios de relacionamento. Tem sido uma troca de experiências muito gratificantes.

soraya Jorge disse...

Sobre a Jam-Roda Viva do dia 21/03/09

" O Pequeno Sem Tamanho".
Soraya Jorge

Unknown disse...

Reconstruir o corpo,respeitá-lo,viver seus limites.A roda,o acolhimento,o contato, o olhar do outro.O prazer no movimento.
A plasticidade,o invólucro, a pele, a percepcão óssea,deslizar, mover a partir deles, o tato, o contato.
Obrigada por me permitir.

Unknown disse...

Mover-se no espaco,
mover-se no corpo,
mover-se com o corpo,
ser movido.
Para onde o movimento flui?
para dentro ou fora dele?

alice disse...

Postou-se no chão. Grudou-se nele. Deslizou. Roçou-se, para limpar-se. Entregou-se.
Escutou-o.
Ele dizia - entre batidinhas, suspiros, arrastadas e uma espécie de mar ao fundo:

Tô te escutando!

Bruno Marcos disse...

SoGu, adoro esse apelido conjunto.Dá uma idéia real da importância dessa união.Essa que possibilita a transformação dos corpos(coisa q vem de dentro pra fora)ali presentes!
Sinto também que as conexões começam a existir de maneira mais profunda, devido sem dúvida ao tempo e a entrega de cada um de nós.
Espero que consigamos formar nosso alfabeto de SoGus, BruPus, MaJes,ResTus, e por aí vamos!

Mais uma vez e sempre, obrigado a todos!

soraya Jorge disse...

" Creio que a experiência humana é mais rica do que qualquer de suas interpretações, pois nenhuma delas, por mais genial e "compreensiva" que seja, pode exaurí-la. Aqueles que embarcam numa vida de conversação com a experiência humana deveriam abandonar todos os sonhos de um fim tranquilo de viagem. Essa viagem não tem um final feliz - toda felicidade se encontra na própria jornada." ( Zygmunt Bauman - "A Sociedade Líquida").

soraya Jorge disse...

Acordo nesse domingo pensando nas jornadas pessoais e coletivas que estou vivendo nesse momento. São em mim inseparáveis enquanto rede de experiências, mas com detalhes especiais enquanto sensações íntimas.

Nessa atmosfera de ainda final de semana, já que hoje é sim o dia em que me debruço sobre minhas dobras e arestas, penso em nós. Nós, coletivo que está quase fazendo dois meses de convivência.( SESC.

Próximo de um final de ciclo, sinto-me com meus braços estendidos e com minha presença mais volumosa.

Espero e desejo que essa rede continue se construindo em nossas parcerias.

Para se estar junto, para se estar na escuta de nossas danças, sei em mim , que preciso lembrar o quanto é bom compartilhar, indo, muitas vezes, contra a pulverização de nossos laços pela rotina do dia a dia. Quero desejar o tanto quanto construir sonhos dançando.

Vamos ficar atentos aos nossos desdobramentos? Temos, além dos telefonese emails, esse blog para a comunicação.

Um beijo e inté o dia de São Jorge. Assim nos preparando para a Jam-Roda Viva com os amigos convidados. O círculo de alarga e inclui mais testemunhas.


Soraya Jorge