quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O QUE É Jam- Roda Viva?

A Jam-Roda Viva é uma atividade com bases na pesquisa do CONTATO AUTÊNTICO, no treinamento físico da dança pós-moderna, no CONTATO IMPROVISAÇÃO, nas técnicas de CONSCIÊNCIA E EXPRESSÃO CORPORAL, no MOVIMENTO AUTÊNTICO e nas dinâmicas grupais das TERAPIAS SOMÁTICAS, tudo combinado num contexto ritual circular lúdico.

O CONTATO AUTÊNTICO é uma exploração da potência do encontro agenciado por uma pesquisa prática. Um novo sistema híbrido de abordagem corporal, onde a autenticidade é abordada dentro de um universo relacional improvisacional.

A PARTICIPAÇÃO É ABERTA a todas as pessoas com interesse nos processos de inter-relação na linguagem corporal, na improvisação e na construção de um corpo coletivo.

Tem sido freqüentado por atores, bailarinos, músicos, cantores, escritores, coreógrafos, fotógrafos, artistas plásticos, professores e estudantes de dança e artes cênicas, profissionais e estudantes da área da saúde, psicologia, educação e educação física, filósofos, economistas, historiadores, enfim, por todo tipo de ser humano interessado no risco da improvisação.

A Jam-Roda Viva é uma *jam com características específicas que permitem ao evento acolher uma grande variedade de pessoas para a prática da improvisação de movimentos, sem distinção de qualquer gênero, sendo necessário para tal, apenas o interesse e a disponibilidade.

*Jam é um termo usado primeiramente pelos músicos de jazz dos anos 40 para nomear os seus encontros de improvisação. J.A.M. é a abreviação de Jazz After Midnight (Jazz depois da meia noite), a hora que se reuniam depois do trabalho nas Big bands para realizar suas sessões de música totalmente improvisada e sem a necessidade da presença de um público. (CALADO, Carlos.O Jazz Como Espetáculo. São Paulo: Perspectiva,1990).

Um comentário:

Angela Vic disse...

Entrar no círculo e desenvolver a "escuta" de si mesmo, do espaço e do outro.
É estar presente. Se entregar e fazer escolhas. É estar aberto para o que esta acontecendo. É lidar com o inesperado e com as diferenças. É agir através dos sentimentos sem interferência dos pensamentos. É uma experiência que envolve além do corpo. Envolve o todo, a espiritualidade.